Siga-nos nas redes Sociais

Flores e Plantas

Conheça a Kokedama técnica japonesa de plantio

Publicado

em

Kokedama - Arte de Cultivo Oriental

Já falamos aqui no blog da Lizgarden sobre algumas técnicas orientas como o Bonsai e a Ikebana, hoje falaremos um pouco sobre a Kokedama. Kokedama em japonês, quer dizer: KOKE (musgo) + DAMA (bola) = bola de musgo. A Kokedama é uma arte contemplativa japonesa milenar fundamentada na técnica ancestral do Bonsai, onde o vaso é substituído por uma esfera de musgo.

Esta técnica tem feito muito sucesso em paisagismo de interiores pois é uma excelente alternativa para suspender, sem nenhum tipo de jardineira, espécies de plantas que precisam de terra, desta forma consegue-se o efeito flutuante pretendido pelos paisagistas.

A Kokedama é também uma técnica muito utilizada para cultivar diferentes espécies como por exemplo plantas que gostem do solo mais húmido, como Antúrio, Costela de adão, ou Espada de São Jorge.

Geralmente as Kokedamas são suspensas, ou sejam ficam penduradas no teto do ambiente através de um fio de nylon ou outro fio que proporcione a devida sustentação ao tamanho e peso da planta e do arranjo floral como um todo, desta forma conseguindo a sensação de leveza e graciosidade para o ambiente, porém podem também ser colocadas sobre um móvel.

Qual a base de execução da Kokedama?

As Kokedamas são feitas a partir da base de musgos, areia, argila, substrato para bonsai, cordão resistente, ou fios de nylon para as manter suspensa de forma a aparecer que flutuam no ar sem que algo as suporte.

Diversas plantas adaptam-se bem a esta técnica mas como em tudo poderá haver uma ou outra espécie que não se dê bem, para tanto a nossa sugestão é testar e ver o resultado.

Geralmente orquídeas, árvores frutíferas, cactos, samambaias, suculentas e muitas outras apresentam boa aceitação quando cultivadas na técnica kokedama.

Conheça a Kokedama técnica japonesa de plantio
Arte cultivo oriental Kokedama – Foto Domínio Público Wikpédia

Como cuidar da Kokedama

Esse tipo de arranjo Kokedama não exige grandes cuidados, o musgo deverá ser mantido sempre húmido, e o adubo deverá ser colocado mensalmente também em forma de liquido, de preferência deverá ser borrifado sobre o musgo com o auxílio de um frasco spray ou borrifador sem encharca-lo.
Para a rega, a Kokedama deverá ser mergulhada em uma bacia com água e por cerca de quinze minutos. Retire da água, deixe escorrer o excesso de água para que não molhe todo o ambiente ao pendura-la novamente e após algum tempo pendure-a novamente no local habitual.

Cuidados adicionais com a Kokedama

A decomposição dos musgos proporciona um habitat ecologicamente rico em nutrientes para a planta. A frequência de rega e adubação vai depender da planta escolhida, o mesmo ao que se refere a incidência de luz solar. Devendo ser levado em consideração as necessidades da planta escolhida, coloque o arranjo no local mais apropriado se a espécie não necessita de muita luz ou ao contrário, se se tratar de uma planta que pede bastante luz. A planta inserida da Kokedama tem as mesmas necessidades vitais de uma planta inserida em um vaso ou em um jardim.

Quando notar que a planta está muito desenvolvida para o tamanho da Kokedama, deverá replanta-la numa Kokedama maior, ou ampliar a Kokedama fazendo uma outra mistura de musgo, areia e argila e aplicar em volta da bola antiga.

As principais plantas que podem ser utilizadas na técnica:

Muitas espécies dão-se bem com a técnica oriental Kokedama, dentre as quais citamos as Orquídeas, os Cactos, as Samambaias, as Suculentas, a Jiboia, as Begônia, espécies frutíferas, as plantas aromáticas e condimentares, as árvores anãs, e demais plantas de interior.

Como podem ver para quem aprecia jardinagem e o cultivo de plantas através de técnicas diferenciadas a Kokedama é uma técnica inteligente e eficaz para decorar um ambiente e praticar o seu hobby de jardinagem. Aposte nesta modalidade de cultivo.

LIZGARDEN…ARTE & FLOR em forma de AMOR ♥

Fonte e Imagem Domínio Público: Wikipédia

Populares