Siga-nos nas redes Sociais

Flores e Plantas

Nomes de Flores e seus Significados

Publicado

em

Flores e seus Significados

Conhecer os nomes de flores e seus significados é muito importante. A natureza é linda e nos brinda com os mais diversos tipos de flores. As flores têm significados próprios e são sempre uma forma delicada de presentear uma pessoa e transmitir todo o nosso sentimento. Por isso quando for oferecer flores, escolha também espécies que transmitam alguma mensagem à quem as recebe. Por trás de cada escolha de um ramo de flores há sempre um significado único, seja através dos nomes das flores, das cores das flores ou através do tipo de flores. Conheça abaixo o significado de algumas flores para inspirar-se na próxima vez em que for oferecer flores.

Rosas

Significado de rosas
Rosas

Uma das flores mais amadas e cultuadas em todo o mundo, a Rosa é encontrada em mais de 100 espécies e nas mais diversas cores. Para cada uma das cores de Rosas há uma simbologia diferente. As Rosas são o símbolo máximo do amor e do romantismo, representam a paixão e o amor.

Apaixonados de todo o mundo enviam diariamente milhares de botões de rosas às suas namoradas e esposas. Filhos enviam às suas mães como símbolo de amor, carinho e respeito. Colegas de trabalho enviam à outros colegas, amigos e chefes em forma de homenagem ou agradecimento por algo.

A Rosa também é uma flor muito especial em diversas culturas e religiões. No catolicismo é o símbolo de Maria. Temos a Nossa Senhora Rosa Mística, nome dado à aparição da Virgem Maria relatada, pela primeira vez, durante a Primavera de 1947, por Pierina Gilli (enfermeira católica italiana).

De acordo com a narrativa da aparição de Nossa Senhora Rosa Mística, a santa tinha no peito, três rosas, uma rosa era branca, simbolizando a oração; outra rosa era vermelha, simbolizando o sacrifício; e a outra rosa era amarela, simbolizando a penitência. A palavra “rosário” deriva do latim “rosarium” que significa roseiral. Os rosários originais eram feitos com pétalas de rosa.

A Rosa é uma flor consagrada a muitas deusas da mitologia greco-romana. Afrodite a deusa grega quando nasceu das espumas do mar, a espuma transformou-se numa rosa branca, assim a rosa branca representa a inocência. Vénus, a deusa romana do amor também é consagrada com rosas. Na tradição Hindu, a deusa Lakshmi, deusa do amor nasceu de uma Rosa.

Rosas vermelhas significam paixão, rosas amarelas significam riqueza e prosperidade, rosas azuis desejo do inatingível, rosas brancas paz e inocência, rosas champanhe respeito e amizade.

Como pode ver a Rosa tem muitos significados e é uma das flores mais abrangentes em termos de simbologia.

Girassol

Significado de Girassol
Girassol

Os Girassóis são flores originárias da América do Norte cultivada pelos povos indígenas há muitos séculos. O Girassol com seus tons amarelados e alaranjados, é o símbolo da Ucrânia e representa felicidade, adoração, calor e energia.

Muito procurada para decoração de interiores, essa flor significa vida, devido ao seu ciclo circadiano. O ciclo de um girassol é igual todos os dias. Os girassóis despertam e acompanham o movimento do Sol, durante a noite percorrem o sentido inverso para se prepararem para iniciar um novo ciclo com o próximo nascer do sol. Por esse motivo, por se curvar ao sol, esta flor também significa adoração. Além disso, Jesus Cristo muitas vezes é representado como o Sol da humanidade, consequentemente o Girassol por seguir o Sol, simboliza o seguimento aos preceitos que Jesus deixou aos homens.

O Girassol devido ao seu ciclo circadiano é também um símbolo da Páscoa, representando a busca da luz de Jesus e, assim como ele segue o movimento do sol, cristãos buscam em Jesus o caminho para a verdade e libertação.

Os Girassóis são as flores indicadas para serem oferecidas à amigos e familiares.

Tulipa

Significado de Tulipa
Tulipa

O nome Tulipa dá-se a uma flor que tem sua origem no Médio Oriente, este nome tem origem na palavra turco-otomana “Tulbend”, que significa “turbante”, acessório normalmente utilizado na cabeça por homens turcos; a correlação entre o turbante e a flor, deve-se a forma da Tulipa que lembra este adereço masculino comum no Médio Oriente.

A Tulipa apesar de ter sua origem no Médio Oriente, passou a ser amplamente cultivada na Holanda desde o século XVI, tornando este país como um dos principais produtores no mundo dessa flor.

A Tulipa como flor simboliza elegância, sensibilidade e suavidade. Assim como as cores das Rosas, as Tulipas também variam de significado de acordo com a sua cor, Tulipas Vermelha significam paixão, Tulipas amarelas vitalidade e energia, Tulipas brancas pedido de perdão, Tulipas roxas simbolizam a realeza e assim por diante.

São flores indicadas para serem oferecidas às esposas, namoradas e ideais para a decoração de casamentos e eventos sociais.

Margarida

Significado de Margarida
Margarida

A Margarida, é o nome de uma singela flor do campo, podendo também ser chamada de Bem-me-quer, Malmequer ou Bonina, esta delicada flor pertence a mesma família do girassol e do crisântemo. Simboliza juventude, inocência, pureza e paz. Além disso, é considerada a flor da virgindade. Presentear com margaridas expressa bondade, afecto e sensibilidade.

O nome Margarida deriva do Latim Margarita, que significa “pérola”. Em Inglês, ela recebe o nome de Daisy, derivada de day’s eye, que quer dizer “olho do dia”, já que a Margarida assim como Girassol se abre ao nascer do dia para saudar o sol.

Há décadas havia uma inocente brincadeira entre as jovens, colhia-se uma Margarida retirava-se pétala a pétala, e ia se dizendo a cada pétala Bem-me-quer, Malmequer…Se na última pétala a palavra proferida fosse Bem-me-quer era porque o pretendente correspondia aos sentimentos da jovem, se na última pétala fosse pronunciada a palavra Malmequer, era porque seus sentimentos não eram correspondidos pelo jovem.

Assim como a Tulipa e as Rosas, a Margarida também tem uma simbologia ligadas as cores, Margaridas brancas simbolizam pureza, Margaridas amarelas simbolizam amor leal, Margaridas cor-de-rosa amor impulsivo.

Amor-perfeito

Significado de Amor-Perfeito
Amor-Perfeito

Amor-perfeito é o nome de uma bela flor, que também é conhecida como Viola Tricolor. O tipo de flor Amor-perfeito mais comum é uma flor bienal, ou seja cresce vegetativamente no primeiro ano, só dando flores a partir do seu segundo ano de vida. Porém existem diversos outros tipos de flores Amor-perfeito que florescem anualmente. A flor Amor-perfeito pode ser encontrada nas cores roxas, azuis, amarelas ou brancas.

O nome Viola Tricolor deve-se, a Viola ser o género botânico que a flor Amor-perfeito pertence, à família Violaceae. Neste género botânico estão incluídas várias espécies popularmente conhecidas como violetas e amores-perfeitos; e o nome Tricolor deve-se ao facto de suas pétalas apresentarem sempre variações de três cores.

Dizem que foi a flor Amor-perfeito que inspirou Shakespeare em “Sonhos de uma noite de Verão”, onde conta que uma flor mágica teria sido esfregada nos olhos de Titânia enquanto esta dormia para que ao acordar ela se apaixonasse pela primeira pessoa que visse.

Na mitologia grega a flor Amor-perfeito branca era a flor preferida do deus do amor Eros. Afrodite deusa do amor também é simbolizada com a flor Amor-perfeito cor-de-rosa.

A flor Amor-perfeito, significa amor duradouro, reflexão, planos duradouros para o futuro junto a pessoa amada.

Camélia

Significado de Camélia
Camélia

A Camélia é o nome de uma das flores mais míticas que se conhece na história da humanidade,
decantada em prosa e verso, e romances famosos como «A Dama da Camélias» de Alexandre Dumas Filho, esta flor exerce um grande fascínio entre os amantes apaixonados.

A Camélia é originária do Sul da China, seu nome camélia surgiu quando o botânico Lineu em 1753 quis prestar uma homenagem o jesuíta George Kamel, mais conhecido por Padre Camellus, pelo seu enorme contributo ao estudo botânico.

Assim como as demais flores, a Camélia possui uma simbologia especial, representa paixão avassaladora, desejo e amor infinito. As Camélias brancas expressam a beleza perfeita da mulher amada, as Camélias rosadas representam amor de alma, e as Camélias vermelhas simbolizam paixão inesquecível.

Dália

Significado de Dália
Dália

A Dália ou Dáhlia é o nome de mais uma flor que exerce grande fascínio nas pessoas, pelo seu
formato arredondado e perfeito. Originária do México, a flor de nome Dália era amplamente cultivada pelo povo asteca. Seu nome foi inspirado no botânico sueco Anders Dahl, responsável pela expansão das Dálias pela região nórdica da Europa. Hoje, entre naturais e híbridas, existem mais de 3 000 variedades, com uma grande diversificação de cores e formas.

A Dália representa esperança, harmonia, gentileza, união e comprometimento. Seu significado também varia de acordo com as cores de suas pétalas. Dália Amarela significa união e amor correspondido, Dália vermelha paixão incontrolável, Dália Rosa amor singelo, Dália branca paz e pureza de alma.

Na mitologia Lituana a Dália é a deusa do destino. Segundo algumas outras lendas difundidas ao longo dos séculos, a Dália teve origem no local onde o último fogo foi acesso antes de se iniciar a era glacial. O surgimento desta flor deu esperança de que uma nova vida iria surgir após um período de grande dificuldade para o planeta Terra.

Flor de Lótus

Significado de Flor de Lótus
Flor de Lótus

A Flor de Lótus é uma planta aquática nativa da Ásia, que costuma nascer em cursos de água lentos, locais de água doce, ou lagoas de águas serenas, vivendo a pouca profundidade. A Flor de Lótus pode ser encontrada nas cores rosa ou branca.

A Flor de Lótus é conhecida pela longevidade das suas sementes, que podem germinar mesmo passado muitos séculos. Esta linda flor significa pureza espiritual e renascimento, pois é uma flor que apesar de nascer na lama floresce com uma beleza única. É considerada uma flor sagrada pelos povos orientais.

No antigo Egipto Antigo, a Flor de Lótus aparece em pinturas no interior das pirâmides. No Hinduísmo, está relacionada à criação do mundo e ao Deus Vishnu, e a Brahma, o criador do cosmo.

No Budismo relata-se que quando o Siddhartha (Buda), deu os seus primeiros sete passos na terra, sete flores de lótus brotaram. Cada passo representando um degrau no crescimento espiritual. Buda é também apresentado sentado sobre uma flor de lótus. “Flor de lótus” também é o nome que designa uma postura de Yoga, a posição de pernas cruzadas e as plantas dos pés voltadas para cima.

Por toda essa simbologia a Flor de Lótus é uma das mais belas flores para ser oferecida à quem amamos para levar boas energias e votos de superação de dificuldades e esperança em dias melhores.

Copo-de-leite

Significado de Copo de Leite
Copo de leite

Copo-de-leite é o nome de um tipo de flor originária da África do Sul que costuma nascer em lugares com abundância de água ou a beira de lagos. A flor Copo-de-leite é também conhecida como Jarro, Lírio-do-nilo e Calla-branca. Por se tratar de uma flor tóxica, deve ser mantida fora do alcance de crianças e animais.

O significado da flor Copo-de-leite mais conhecido é a pureza por isso é comum a sua utilização para decoração de cerimónias de casamento, pois representando a castidade e a união matrimonial. Simboliza paz, castidade, pureza e tranquilidade.

A flor Copo-de-leite pela sua representação de paz e tranquilidade é muitas vezes oferecida no Dia das Mães e em aniversários.

Hortênsia

Significado de Hortênsia
Hortênsia

A Hortênsia é o nome de uma flor oriental que tem sua origem do Japão e China mas actualmente é uma flor cultivada em várias as regiões do mundo. O nome Hortênsia deriva do latim, que significa “jardineira”. A flor Hortênsia simboliza coragem, determinação, pureza, e sentimento de união devido a sua formação grandiosa com várias flores juntas num só “pé”.

Assim como as Rosas ou as Tulipas, as Hortênsias também tem um significado especial de acordo com a cor em que se apresenta, Hortênsias roxas significam mistério e realização espiritual, Hortênsias brancas significam pureza, Hortênsias rosas significam amor e sinceridade, Hortênsias azuis significam devoção, espiritualidade e fé.

Uma lenda associada a Hortênsia conta que o rei Luís XIV da França, ordenou que fosse feita uma expedição com o objectivo de buscar novas espécies de flores para cultivar em seu palácio.

Na tripulação desta expedição havia um jovem franzino. Durante a viagem de navio este jovem e seus demais companheiros foram capturados por nativos selvagens de uma ilha qualquer. O jovem conseguiu escapar e soltar seus companheiros de viagem.

Este jovem era na verdade uma rapariga que se encontrava dentro do navio disfarçada para poder participar da tal expedição. Ao chegarem em França com a nova espécie de flor, os tripulantes do navio contaram o feito da jovem ao Rei. Este inquiriu o seu nome e como forma de homenagear a coragem desta jovem, determinou que a nova espécie trazida ganharia o seu nome, Hortênsia.

Miosótis

Significado de Miosótis
Miosótis

A flor Miosótis ou também conhecida pelo nome de Não-me-esqueças (“Forget-me-not” em Inglês,“Nontiscordardimé” em Italiano), tem sua origem na Rússia e actualmente tem mais de 50 variedades, sendo também conhecida em alguns países pelo nome de Verónica.

A flor Miosótis significa amor eterno, caridade, dedicação e fraternidade. São encontradas em cores brancas, rosadas e azuis.

Conta uma antiga lenda que o nome “não-me-esqueças” da flor surgiu quando um casal apaixonado se encontrava a beira de um rio. Nas águas desse rio, o jovem rapaz viu a flutuar uma linda flor, decidiu então entrar nas águas e apanhar a bela flor para oferecer a sua amada, porém o mesmo não obteve êxito vindo em seguida a ser levado pela correnteza, e enquanto este desaparecia nas aguas gritava a sua amada: Não me esqueças. Desde então segundo a lenda e como tal é que deve ser interpretada, a flor miosótis passou a nascer em beira de rios para que ninguém mais tivesse que perder a vida para colhe-la.

Peônia

Significado de Peônia
Peônia

A Peônia é o nome de uma flor das regiões temperadas do Hemisfério Norte, sendo encontrada na Europa, Ásia, Norte de África e oeste da América do Norte. A flor mais popular é Peônia-da-China, que como o nome diz tem origem na China e é cultivada há mais de 1500 anos, tendo se tornado o símbolo nacional do país.

A flor Peônia está associada a muitos significados como símbolo da riqueza e da nobreza, flor da sorte, flor da honra e flor da beleza. No Japão, a flor Peônia representa sorte, felicidade e prosperidade.

Na Antiga Grécia uma lenda conta que às ninfas escondiam-se quando estavam nuas atrás dos arbustos de peônias para evitar os olhares dos homens. Por isso também esta flor é associada a timidez.

Assim como demais flores a cor da flor Peônia também tem um significado especial, Peônias rosas significam romance e sentimento amoroso, Peônias brancas significa pureza e timidez, e Peônias vermelhas riqueza e paixão.

Orquídea

Significado de Orquídea
Orquídea

As Orquídeas são encontradas praticamente em todas as regiões do planeta, com exceção do pólo norte, por isso é difícil definir sua origem, entretanto estudiosos de botânica afirmam que sua origem deu-se no Oriente, China e Japão, há mais de 4.000 anos.

As Orquídeas foram posteriormente mencionadas em diversos outros estudos botânicos já no ocidente, sendo supostamente a primeira a ser cultivada na Europa, por volta do ano de 1753. São conhecidas, aproximadamente, trinta mil tipos de orquídeas, e suas flores são apresentadas em diversos tamanhos, cores e formatos.

O nome Orquídea tem origem na palavra grega orchids, que significa “testículo”. Durante muito tempo, acreditou-se também que as orquídeas possuíam poderes afrodisíacos. Por isso as Orquídeas representam amor, desejo, sedução, virilidade, sexualidade e beleza feminina.

Assim como as demais flores as Orquídeas também tem significados diferenciados conforme a sua cor, Orquídea rosa significa sedução e do amor, Orquídeas lilás significam purificação, Orquídea branca significam paz, inocência e pureza, Orquídea amarela significam energia, vitalidade, alegria e felicidade.

As Orquídeas são as flores ideais para serem oferecidas aos colegas de trabalho, ao chefe, aos amigos e a familiares.

Crisântemo

Significado de Crisântemo
Crisântemo

A flor Crisântemo é considerada a “Flor Nacional do Japão”. Os Crisântemos tem sua origem na China e foram levados para o Japão no ano de 400 d.C. por monges budistas. São conhecidas mais de 100 espécies e cerca de 800 variedades de Crisântemos.

Originalmente a flor Crisântemo é de cor amarela, e por isso em grego o seu nome significa “flor de ouro”. É uma flor que está relacionada ao Sol por isso é um dos símbolos do Japão, país do sol nascente, sendo que o trono do Imperador do Japão era também conhecido como o “Trono do Crisântemo”.

A flor Crisântemo foi levada para a Europa no século XVII, onde diversos cruzamentos genéticos deram origem a diferentes variedades e cores. Actualmente podemos encontrar diversos tipos e cores de crisântemos brancos, cor-de-rosa, roxos, vermelhos, e cor de laranja.

A flor Crisântemo apresenta inúmeros significados como prosperidade, amizade, alegria, longevidade, optimismo e fidelidade Assim como demais flores, a flor Crisântemo apresenta um significado diferente em cada cor, o crisântemo vermelho simboliza o amor, o crisântemo branco simboliza lealdade e o crisântemo amarelo significa amor não correspondido.

São flores ideais para serem enviadas a familiares, colegas de trabalho e pessoas com as quais não tenhamos um vínculo maior de relacionamento.

LIZGARDEN…ARTE & FLOR em forma de AMOR.

Fonte: GreenMe

Populares