Siga-nos nas redes Sociais

Flores e Plantas

Plantas que purificam o ar da sua casa

Publicado

em

Plantas que purificam o ar

Nos dias de hoje nada melhor do que utilizarmos na decoração plantas que purificam o ar da nossa casa. Nossos antepassados eram sábios e já se valiam das plantas para curar diversos males do corpo e da alma.

Nas escolas aprendemos que as plantas absorvem o gás carbónico do ambiente e devolvem oxigénio para o local em que se encontram expostas; portanto em tempos de confinamento devido a pandemia do coronavírus nada melhor do que nos cercamos dessas plantas que podem ajudar-nos a melhorar o ar que respiramos dentro do nosso lar. O interior das nossas casas podem conter diversos elementos tóxicos, há vários poluentes que respiramos dentro de nossos lares.

As plantas quando colocadas no interior podem contribuir para limpar o ar, é o que nos mostra o estudo intitulado ‘Interior Landscape Plants for Indoor Air Pollution Abatement‘ (Plantas de paisagismo interior para redução da poluição do ar interior) realizado em 1989, pela NASA (National Aeronautics and Space Administration – USA) em parceria com a Associated Landscape Contrators of America, que aponta as melhores plantas que deve ter no interior da sua casa para se ficar livre de substâncias tóxicas

Substancias tóxicas que podem estar presentes na casa

The Scientific Electronic Library Online, mostra-nos também num estudo, que o ar que respiramos contém diversos compostos orgânicos voláteis que ocasionam a “síndrome do edifício doente”. Essa síndrome pode ocasionar em algumas pessoas sintomas tais como: problemas respiratórios, alergia nos olhos, dor de cabeça, cansaço, falta de concentração, entre outros

  • Formaldeído – Está presente em móveis compensado, guardanapos, toalhas de papel, sacos e até em tecidos sintéticos. O formaldeído pode provocar irritação na garganta, boca e nariz.
  • Tricloroetileno – Está presente em vernizes, adesivos e tintas de parede. Pode provocar sonolência, náusea, tontura e dor de cabeça.
  • Amónia – Está presente em produtos de limpeza, cera de chão e alguns fertilizantes. Pode provocar desmaios, problemas respiratórios e tonturas;
  • Xileno – Está presente em tintas de impressão, borracha, couro, e fumo de tabaco. Sintomas como dores de cabeça, tontura, irritação na boca e garganta, entre outros.
  • Benzeno – Está presente em plásticos, detergentes, corantes, fumo de tabaco e fibras sintéticas. Ele pode causar dor de cabeça, sonolência, tontura, irritação nos olhos, entre outros sintomas.

Vejamos abaixo algumas plantas que purificam o ar da sua casa

O estudo aponta que plantas mais eficazes no processo de filtragem de toxinas e substâncias poluentes existentes no ar são as seguintes:

Espada de São Jorge

Espada de São Jorge
Espada de São Jorge

As variedades Sansevieria laurentii ou Sansevieria trifasciata da famosa Espada de São Jorge, são conhecidas por serem eficazes para eliminar do ambiente interior elementos tóxicos como benzeno, tricloroetileno, xileno, formol e tolueno. Durante a noite atinge o ápice de sua actividade em produção de oxigénio. São facilmente cultiváveis em vaso e podem estar no canto da sala a decorar o ambiente e a contribuir para a limpeza do ar da sua casa.

Babosa ou Aloé vera

Babosa Aloe Vera
Babosa – Aloe Vera

Babosa ou Aloé vera famosa planta utilizada largamente para fins medicinais e tratamento capilares, é um excelente filtro natural para limpar o ar dos ambientes. Ao estar presente num ambiente poluído com substâncias tóxicas apresenta em suas folhas diversos pontos castanhos.

Jibóia

Planta Jibóia
Jibóia

A Jibóia tem o nome científico de Epipremnum aureum, mas é também conhecida como raínha-marmórea, hera-do-diabo, etc. Esta planta é eficaz na absorção de elementos químicos como o benzeno e o xileno presentes em ceras para móveis, ceras para o chão, etc.

Antúrio

Antúrio
Antúrio

O Antúrio de nome científico Anthurium andraeanum, é altamente eficaz na absorção de da amónia ou amoníaco presente em produtos como limpa vidros, fertilizantes, ceras para o chão, etc. São indicadas para casas de banho e cozinhas, apenas evite que crianças e animais domésticos tenham contacto com esta planta, já que se ingeridas são altamente tóxicas.

Gérbera

Gérberas
Gérberas

A linda flor Gérbera de nome científico Gerbera hybrida, é altamente eficaz na absorção de elementos químicos como o xileno e tricloroetil, presente em vernizes, tintas de parede, adesivos, e colas diversas. Podem ser colocadas em pequenos vasos em vários pontos da casa, como sala, cozinha e corredores.

Lírio da Paz

Lírio da Paz
Lírio da Paz

Lírio da paz de nome científico Spathiphyllum mauna loa, é o rei das plantas que purificam o ar, pois absorve a maioria dos elementos químicos presentes no interior da casa, em especial elementos químicos presentes em móveis pintados, quadros, e objectos decorativos.

Demais flores plantas que purificam o ar da sua casa

  • Crisântemo de nome científico Chrysanthemum morifolium
  • Samambaia de boston de nome científico Nephrolepis exaltata
  • Begônia-cerosa de nome científico Begonia cucullata Willd
  • Azaleia de nome científico Rhododendron simsii Planch
  • Palmeira ráfia de nome científico Rhapis excelsa
  • Dracena de madagascar de nome científico Dracaena marginata Hort.
  • Clorofito de nome científico Chlorophytum comosum
  • Hera inglesa de nome científico Hedera helix L.
  • Aranha de nome científico Chlorophytum comosum
  • Palmeira-bambu de nome científico Chamaedorea seifrizii
  • Café-de-salão de nome científico Aglaonema modestum
  • Ficus de nome científico Ficus benjamina
  • Tamareira-anã de nome científico Phoenix Roebelenii
  • Samambaia americana de nome científico Nephrolepis Exaltata
  • Samambaia Kimberly de nome científico Nephrolepis Obliterata

Agora que você conheceu um pouco mais sobre as plantas que podem purificar o ar da sua casa, invista neste tipo de plantas e flores naturais para decoração de interiores, para além de alegrar a sua casa o ar irá ficar muito mais puro e livre de impurezas.

LIZGARDEN…ARTE & FLOR em forma de AMOR.

Populares