Siga-nos nas redes Sociais

Casamentos

Principais tipos de bodas de casamento e ideias de decoração

Publicado

em

Principais tipos de bodas de casamento e ideias de decoração

A celebração de um aniversário de casamento é uma data muito importante na vida de um casal, e como tal merece uma comemoração especial. O aniversário de casamento é chamado Boda ou Bodas. O termo boda tem origem no latim e significa “promessa”, portanto a celebração das bodas é a renovação da promessa feita no dia do casamento onde o casal em uma cerimônia civil ou religiosa fez seus votos matrimoniais.

Origem da celebração das Bodas de Casamento

A celebração de aniversário de casamento ou das bodas teve origem durante a Idade Média na Alemanha, onde as pessoas costumavam oferecer uma coroa de prata para os casais que celebrassem 25 anos e uma coroa de ouro para os casais que celebrassem 50 anos de matrimonio.

Daí deu-se o surgimento das Bodas de Prata para quem completa 25 anos de casamento e a tradição de oferecer ao casal como presente objetos em prata, e as Bodas de Ouro para quem completa 50 anos de casamento e a tradição de oferecer ao casal como presente objetos em ouro.

Esta tradição espalhou-se mundialmente e o hábito de comemorar as bodas de prata e de ouro, passou a ocorrer em diversas culturas. Entretanto com o passar dos anos tornou-se comum os casais também comemorarem bodas referente a cada ano de união. Cada ano de união é relacionado a algum elemento da natureza e quanto mais tempo de casado, mais precioso será este elemento.

Em cada boda comemorativa o casal troca um presente que quase sempre se refere ao elemento que representa o número de anos de casamento e realizam um jantar romântico, um passeio ou uma viagem a dois para celebrarem esta data tão importante.

As bodas de Casamento mais celebradas

As Bodas mais celebradas são as referentes aos 15, 25 e 50 anos de casamento. Estas são bodas para lá de especiais e os casais costumam realizar uma festa para celebrarem junto aos amigos e familiares.

Alguns casais optam também pela renovação dos votos de forma simbólica durante a festa na presença dos convidados e de um orador convidado, ou então uma renovação de votos realizadas numa igreja conforme a religião do casal. Após a cerimonia realizada na igreja há um jantar ou uma festa para os convidados presentes.

Organização da festa para celebrar Bodas de Casamento

Quase sempre na celebração das Bodas é realizada uma festa tradicional de acordo com o estilo de vida do casal contendo elementos que para ambos são significativos. Um jantar para muitos convidados ou uma festa alegre e divertida, a escolha dependerá da personalidade do casal.

Independentemente do estilo de festa a ser escolhida para celebrar as Bodas de casamento, alguns detalhes são extremamente importantes, a decoração e as flores são os ícones da festa e deve ser realizada por uma florista especializada que prestará toda a assessoria necessária ao casal no que toca ao projeto de decoração do local, adaptado a igreja, salão de festa, quinta, praia ou restaurante.

A Lizgarden tem vasta experiência em criar ambientes mágicos para a celebração de diversos tipos de eventos, jantares, casamentos e celebração de bodas de casamentos. A seleção cuidada de flores delicadas e os elegantes elementos decorativos, culminam num ambiente encantador, pensado ao mais ínfimo detalhe. Tudo que o casal imaginar a Lizgarden pode tornar possível e realizar em termos de decoração.

Desde o conceito e inspiração, à paleta de cores e às diferentes variedades de flores, arranjos, texturas, aromas… A Lizgarden dá vida a cada detalhe, à medida do seu gosto e personalidade, para que possa ter a celebração do seu casamento de sonhos ou a celebração das suas bodas de casamento, na perfeição!
A elegância e delicadeza dos arranjos florais e a atenção ao detalhe, resultam num ambiente sofisticado e acolhedor desde a decoração das mesas e de todo o espaço envolvente. Criado exclusivamente para si!

Abaixo deixamos algumas fotos de decoração de casamentos e bodas de casamentos realizadas pela Lizgarden para que possa servir de inspiração para a sua festa de bodas de casamento e para que possa conhecer nosso sublime trabalho e dedicação em tudo que realizamos.

Vejamos abaixo a relação das Bodas de Casamento

Como vimos acima o mais comum é a celebração das bodas de casamento referente a quantidade de anos casados. Entretanto recentemente os casais mais modernos iniciaram a celebração das bodas mensais, uma comemoração realizada entre recém casados para celebrar os primeiros meses de vida em comum e uma oportunidade romântica para estarem juntos e brindarem o amor. Nestas datas costuma-se oferecer algo relacionado ao mês de celebração como poderá ver mais abaixo, sem esquecer de oferecer a cara metade um lindo arranjo de flores românticas e um jantar saboroso.

Vejamos abaixo as Bodas Mensais

  • 1 mês – Bodas de Beijinho – Os beijinhos fazem parte da vida do casal, um gesto de carinho e um mimo delicado para demonstrar todo o amor que os une.
  • 2 meses – Bodas de Gelado – Assim como o gelado, os dois primeiros meses de casado é repleto de emoções, frio na barriga e doces carinhos.
  • 3 meses – Bodas de Algodão Doce – A doçura dos primeiros meses de união permanece, e a lua de mel ainda está presente. Como o algodão a vida encontra-se num momento de suavidade. Um passeio agradável num parque pode proporcionar momentos a dois divertidos.
  • 4 meses – Bodas de Pipoca – Assim como a pipoca é divertida e explode no tacho, assim é o casamento, explosões diárias de emoção que a vida nova proporciona ao casal. Um cinema a dois é uma boa pedida.
  • 5 meses – Bodas de Chocolate – O chocolate além de doce, representa sensualidade, momentos marcantes onde o chocolate, a champagne, o morango são ingredientes principais desta comemoração.
  • 6 meses – Bodas de Plumas – A suavidade das plumas. O casal está a viver de forma suave e leve as novas emoções da união. Um fim de semana num hotel aconchegante pode ser uma boa ideia para celebrar esta data.
  • 7 meses – Bodas de Strass – O brilho strass reflete no olhar do casal, são poucos meses juntos e tudo fica mais radiante quando estão juntos.
  • 8 meses – Bodas de Pompom – Bolinhas de lãs, pom pom fofinho, suavidade marca 8 meses de casamento, uma prenda delicada como uma camisola de frio, um peluche divertido, uma manta para assistirem um filme a dois é uma boa ideia.
  • 9 meses – Bodas de Maternidade – Representação dos 9 meses de gestação. Bodas que marcam a “gestação” de um relacionamento, meses iniciais que servirão de base para o futuro, meses onde o relacionamento começa a ser construído um pouco a cada dia.
  • 10 meses – Bodas de Pintainhos – Simbolicamente os pintainhos saem da casca do ovo, e o relacionamento recente também, é o nascer de uma família, de um casal que unidos deverão seguir a vida juntos baseado no que estão a construir no presente.
  • 11 meses – Bodas de Pastilha elástica – Divertidamente a pastilha elástica neste caso representa a união do casal, um grudado ao outro nos bons e maus momentos. Celebração da alegria e das brincadeiras divertidas que unem os jovens enamorados.

Vejamos abaixo as Bodas Anuais

As bodas anuais são mais significativas que as bodas mensais, já que representam simbolicamente uma estrada trilhada pelo casal ao longo dos anos que se seguem. Algumas delas são marcantes como a de 15, 20, 25 e 50 anos de casamento e merecem uma festa para celebração e renovação dos votos.

  • 1 ano – Bodas de Papel – Papel, pela sua fragilidade representa um ano de união, um período de adaptação entre o casal.
  • 2 anos – Bodas de Algodão – Assim como o papel, o algodão é frágil, porém mais encorpado que o papel, representa o casal a construir uma união mais sólida.
  • 3 anos – Bodas de Trigo – Mais resistente que o algodão, o trigo representa o crescimento da união entre o casal.
  • 4 anos – Bodas de Flores e Frutas ou Cera – Flores representa a natureza e a beleza da vida, simbolizam o progresso gradativo do matrimonio.
  • 5 anos – Bodas de Madeira – A madeira simboliza a criação de raízes, simboliza a durabilidade, momento em que o casamento vai se tornando cada vez mais sólido.
  • 6 anos – Bodas de Perfume ou Açúcar – Doçura na vida. O prazer da vida a dois conjugados ao aroma da felicidade, da cumplicidade e do companheirismo.
  • 7 anos – Bodas de Latão ou Lã – O latão representa a união, a lã, representa o conforto, a delicadeza e cumplicidade requisitos essenciais num casamento.
  • 8 anos – Bodas de Papoila ou Barro – A papoila está associada à vitalidade e o barro simboliza a maleabilidade, essencial em um casamento para que o casal se entenda mutuamente.
  • 9 anos – Bodas de Cerâmica ou Vime – Símbolo de resistência e união do casal.
  • 10 anos – Bodas de Estanho – Sendo um metal maleável, representa a maleabilidade que deve existir na vida do casal para que o casamento prossiga.
  • 11 anos – Bodas de Aço – Aço, representa o suporte familiar, união do casal como uma família construída em bases solidas.
  • 12 anos – Bodas de Seda ou Ônix – Seda representa suavidade, ônix uma pedra rara. Assim deve ser o casamento suave e raro, cuidado e zelado por ambos os cônjuges.
  • 13 anos – Bodas de Linho ou Renda – Nobreza do lindo e da renda representa a delicadeza e transparência que deve unir o casal.
  • 14 anos – Bodas de Marfim – Material de extremo valor representa a solidez da união matrimonial.
  • 15 anos – Bodas de Cristal – A pedra de cristal é extremamente sólida e representa também a solidez da união entre o casal.
  • 16 anos – Bodas de Turmalina – A turmalina apresenta se em varias cores, sua vivacidade representa a alegria e que deve haver entre o casal.
  • 17 anos – Bodas de Rosa – A rainha de todas as flores relembra o romantismo que jamais deve ser deixado de lado entre um casal.
  • 18 anos – Bodas de Turquesa – Representa o céu e o mar com suas tempestades, assim como o casamento com seus altos e baixos, mas ainda assim continua precioso.
  • 19 anos – Bodas de Água-marinha – A água-marinha é uma das pedras mais resistentes, assim deve ser o casamento, resistente como esta pedra para poder atravessar bons e maus momentos unidos.
  • 20 anos – Bodas de Porcelana – Uma porcelana pode durar séculos, a porcelana representa que o casamento também pode durar muitos anos se bem cuidado.
  • 21 anos – Bodas de Zircão – Resistente como o diamante, esta pedra também representa união solida.
  • 22 anos – Bodas de Louça – A louça assim como a cerâmica também representa que um casamento se bem cuidado pode durar anos.
  • 23 anos – Bodas de Palha – A versatilidade da palha representa a versatilidade do casal nas mais diversas situações do dia a dia, característica que ajuda a manter um casamento durável.
  • 24 anos – Bodas de Opala – Uma linda pedra preciosa que representa a beleza dos 24 anos de união.
  • 25 anos – Bodas de Prata – Um material nobre, a prata representa o brilho e a união sólida conquistada ao longo dos 25 anos de matrimônio.
  • 26 anos – Bodas de Alexandrita – Além de cara a alexandrita passa por muitas etapas até chegar ao estado final, assim é o casamento composto por muitas fases.
  • 27 anos – Bodas de Crisopázio – Pedra rara de ser encontrada, simboliza também a preciosidade de um casamento que completa 27 anos.
  • 28 anos – Bodas de Hematita – Comparada ao diamante negro, esta pedra extremamente solida representa coragem e a solidez do matrimônio.
  • 29 anos – Bodas de Erva – As ervas representam diversos aromas e sabores, tudo que um casamento vivenciou ao longo de 29 anos de união.
  • 30 anos – Bodas de Pérola – A pérola desenvolve-se dentro de um molusco como um mecanismo de defesa, assim é o casamento de 30 anos, ultrapassou muitas barreiras e enfrentou muitas adversidades para se manterem unidos.
  • 31 anos – Bodas de Nácar – Substancia calcaria resistente e rica, representa muito bem todos os anos de convivência do casal.
  • 32 anos – Bodas de Pinho – O Pinho é material muito resistente embora seja necessário passar por várias fases até crescer, assim é o casamento com 32 anos de duração.
  • 33 anos – Bodas de Crizo- A pedra que lhe dá origem é a crisólita, preciosa como 33 anos de união.
  • 34 anos – Bodas de Oliveira – Símbolo da paz, tranquilidade e perseverança, é o que geralmente atinge um casamento com 34 anos de duração.
  • 35 anos – Bodas de Coral – O coral passa por muitas adversidades e alimenta muitos organismos vivos no mar, assim é o casamento, atravessa adversidades e um cônjuge alimenta o outro diariamente com carinho, amor e respeito.
  • 36 anos – Bodas de Cedro – Uma árvore grandiosa e sólida, representa a solidez de uma união.
  • 37 anos – Bodas de Aventurina – Pedra semi preciosa resistente, e representa a resistência de um matrimônio de 37 anos de duração.
  • 38 anos – Bodas de Carvalho – Uma árvore grandiosa, resistente, antiga, remete a sabedoria que o casal deve ter para manter se unido.
  • 39 anos – Bodas de Mármore – Mármore também um material nobre e resistente, lapidado como um casal que atingiu 39 anos de união.
  • 40 anos – Bodas de Rubi ou Esmeralda – Duas das pedras mais cobiçadas no mundo inteiro, pela sua preciosidade representa o quão precioso é ter alguém ao nosso lado pro 40 anos consecutivos.
  • 41 anos – Bodas de Seda – Seda material nobre na antiguidade, produzida pelo bicho da seda, até chegar a sua maciez atravessa muitos processos, assim é o casamento, uma vida feita de etapas de crescimento.
  • 42 anos – Bodas de Prata Dourada – Representa inteligência e a nobreza encontrada em um matrimônio depois de tanto tempo.
  • 43 anos – Bodas de Azeviche – Tipo de carvão bastante rijo que depois de moldado pode ter varias utilizações no dia a dia, sua versatilidade representa o que um casal enfrenta no dia a dia e consegue driblar pra continuarem unidos.
  • 44 anos – Bodas de Carbonato – São pequenos cristais geralmente utilizados na fabricação de vidros, pequenos componentes que representam os pequenos detalhes de um matrimonio de 44 anos.
  • 45 anos – Bodas de Platina ou Safira – Dois materiais nobres, a platina metal sólido, maleável, a Safira uma pedra preciosa que representa afetividade, ambos simbolizam união estável.
  • 46 anos – Bodas de Alabastro – Tipo de mármore branco, significa prosperidade e solidez, tudo que deve haver num casamento de 46 anos.
  • 47 anos – Bodas de Jaspe – Outra pedra resistente e nobre representa novamente a solidez de um casamento com tantos anos de união.
  • 48 anos – Bodas de Granito – O granito é o resultado de uma mistura de diversos elementos, simboliza o que o casamento deve ter, uma mistura de amor, carinho, respeito, afeto e cumplicidade.
  • 49 anos – Bodas de Heliotrópio – Pedra ligada ao sol e a vitalidade, energias que devem estar dentro de um casamento no cotidiano,
  • 50 anos – Bodas de Ouro – Um dos metais mais nobres do planeta terra, o ouro representa o brilho, a preciosidade, e o valor de uma união que conseguiu atingir 50 anos de duração.
  • 51 anos – Bodas de Bronze – Mais um metal resistente novamente vem relembrar a solidez de uma união de mais de meio século de existência.
  • 52 anos – Bodas de Argila – A argila pode ser moldada, e assim foi um casamento de 52 anos de duração, moldado diariamente em bases sólidas para que trilhassem a estrada da vida juntos.
  • 53 anos – Bodas de Antimônio – Metal maleável que dá origem a outros materiais. Assim é o casamento, uma combinação de elementos que deram origem a uma grande família criada a partir do amor de um casal.
  • 54 anos – Bodas de Níquel – Usado no fabrico de moedas, o níquel também e um metal resistente que representa a união duradoura de um casal.,
  • 55 anos – Bodas de Ametista – Uma das pedras mais belas existentes na natureza, a ametista representa a evolução espiritual do casal.
  • 56 anos – Bodas de Malaquita – Utilizada para produção de cosmético na antiguidade era considerada nobre pelos egípcios, por usa nobreza esta relacionada a 56 anos de casamento.
  • 57 anos – Bodas de Lápis Lazuli – Pedra também sagrada no antigo Egito, representa também a preciosidade e união durável de um casal.
  • 58 anos – Bodas de Vidro – Vidro, um material composto por areia, e junção de calor, dando origem a diversos objetos, assim é o casamento composto por várias facetas.
  • 59 anos – Bodas de Cereja – Representa o amor vivo por sua cor exuberante, o amor que mantem um casal unido por tantos anos.
  • 60 anos – Bodas de Diamante ou Jade – Diamante ou jade, duas pedras preciosas de grande valor monetário, pela resistência de ambas, representam também um casamento durável.
  • 61 anos – Bodas de Cobre – O cobre representa a deusa do amor vênus e é um dos metais mais antigos encontrados na natureza. Amor e antiguidade representam um casamento de 61 anos.
  • 62 anos – Bodas de Telurita – Uma pedra oriunda da junção de outros materiais diversos, por isso representa um casamento.
  • 63 anos – Bodas de Sândalo ou Lilás – Sândalo, fragrância nobre e antiga apreciada nas mais diversas culturas como grega e egípcia, representa raridade e nobreza.
  • 64 anos – Bodas de Fabulita- Considerada pedra do amor por diversas tribos indígenas, simboliza amor duradouro.
  • 65 anos – Bodas de Ferro – Também um material resistente e como todos os demais metais representa o tempo de união duradoura.
  • 66 anos – Bodas de Ébano – Completar 66 anos de casados é uma raridade, por isso o ébano foi escolhido para representar o casamento.
  • 67 anos – Bodas de Neve – A beleza da neve está correlacionada a beleza de um casamento que completa 67 anos de existência.
  • 68 anos – Bodas de Chumbo – Chumbo, metal que representa todas as adversidades superadas pelo casal.
  • 69 anos – Bodas de Mercúrio – Utilizado para proporcionar liga em outros metais, assim é um casamento de 69 anos, teve que ter liga para durar tantos anos.
  • 70 anos – Bodas de Vinho – Assim como o vinho, o casamento quanto mais anos tem, melhor fica.
  • 71 anos – Bodas de Zinco – Utilizado para que as peças de metal não enferrujem, representa bem 71 anos de união.
  • 72 anos – Bodas de Aveia – Aveia, alimento saudável, representa fortificação de uma união tão longa.
  • 73 anos – Bodas de Manjerona – Doce e amarga, assim é a Manjerona, assim é o matrimonio, com altos e baixos ao longo dos 73 anos de união.
  • 74 anos – Bodas de Macieira – Maçã símbolo do amor, de duas metades que se conjugam na perfeição.
  • 75 anos – Bodas de Brilhante -Mais uma pedra preciosa de rara beleza, com diversas faces, é a perfeita representatividade de um casamento com 75 anos.

Mais algumas fotos de decoração de casamentos e bodas de casamentos realizadas pela Lizgarden.

Photography: Portugal Wedding Photographer⠀⠀⠀

Como podemos ver em todas essas bodas podemos realizar uma celebração grandiosa para comemorarmos junto aos amigos e familiares a felicidade que é estar casado por tantos anos e ter ao nosso lado uma pessoa especial.

Consulte nos, a Lizgarden coloca ao vosso dispor nossos designers florais para marcar uma consultoria grátis para podermos conversar sobre todos os detalhes que pretende para a sua festa de bodas de casamento.

Caso tenha alguma dúvida teremos todo o gosto em ajuda-lo, não hesite em nos contactar através do telefone (351) 218 429 960

Visite também nossa loja online: Lizgarden

Conheça nossa página no Facebook: – Lizgarden

LIZGARDEN…ARTE & FLOR em forma de AMOR ♥


Continue Reading
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Populares