Siga-nos nas redes Sociais

Flores e Plantas

Sabia mais sobre Jardim Vertical

Publicado

em

Jardim Vertical

O jardim vertical é uma excelente solução para pessoas que moram em apartamentos ou tem pequenos espaços para o cultivo de plantas em sua casa. Actualmente existem inúmeras opções de jardins verticais que vão desde uma pequena estrutura para ser colocada numa parede de pequenas dimensões, até grandes painéis que podem cobrir um parede toda e até alguns estruturas externas em grandes edifícios. Inclusivamente muitos países já adoptaram esta técnica de paisagismo para dar vida e conferir espaços verdes para fachadas de alguns prédios.

Para além de ser um belo projecto de paisagismo, os jardins verticais tem também outras funcionalidades como servir de barreira sonora atenuando o ruído advindo do exterior. Também contribuem activamente para a regulação térmica do local, criando ambientes refrescantes e relaxantes.

Os jardins verticais são também conhecido por paredes verdes vivas, paredes vivas e paredes de musgo, só para citar alguns. A criação e concretização desta ideia é de Patrick Blanc, botânico e paisagista que ficou famoso no ano de 1994 no Parc Floral de Paris ao apresentar seus belíssimos jardins verticais. Desde então sua criação conquistou o mundo e tem sido amplamente utilizada em vários países.

O que é um Jardim Vertical?

Jardim Vertical
Jardim Vertical

Um jardim vertical é uma técnica usada para cultivar plantas naturais em um painel suspenso verticalmente usando hidroponia, uma técnica especial destinada a cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.

Os jardins verticais são estruturas exclusivas que podem ser independentes ou fixadas a uma parede. Esta técnica de cultivo tem sido utilizada desde civilizações antigas. Muitos jardins verticais modernos podem durar décadas e conferir uma bela decoração para locais com pouco espaço interior ou exterior.

Jardins verticais são uma alternativa para quem não tem espaço para espalhar vasos por todo o ambiente, como escritórios, apartamentos, casas pequenas, varandas, já que os vasos de plantas podem ocupar espaço e exigir muita manutenção. No entanto, nos jardins verticais, há apenas um painel grande para manter, e se seguir as orientações de manutenção correctamente poderá desfrutar de um ambiente verde extremamente agradável e fácil de cuidar.

Jardins verticais ao ar livre

Os jardins verticais para além de serem excelentes soluções para espaços pequenos e para decoração de interiores, eles também podem ser colocados ao ar livre pois podem preencher qualquer espaço vazio em uma parede como a parede externa da sua casa, um corredor externo, ou até mesmo os muros de vedação a volta da sua casa.

Esses jardins podem ser compostos de muitos tipos diferentes de plantas, as espécies de plantas mais populares usadas em paredes verdes são as samambaias, as suculentas, o ficus repens, a pilea, a calathea, etc.

Os jardins verticais externos também são eficientes aos edifícios no que toca a protecção e isolamento contra flutuações de temperatura, radiação UV e eventuais danos advindos de chuvas intensas. No verão, os jardins verticais externos usam um processo chamado evapotranspiração (perda de água da planta por transpiração), que ajuda a resfriar o ar ao seu redor. Para tanto é importante escolher as plantas adequadas ao clima local onde pretende instalar o jardim vertical. A escolha das plantas também deve ser feita de acordo com orientação solar da parede.

Sistemas de jardinagem vertical

A maioria dos jardins verticais são painéis fixados nas paredes com bandejas ou vasos de polipropileno com um sistema de apoio resistente à água para ajudar as plantas a se manterem hidratadas.

Sugerimos que se optar por ter um jardim vertical, contrate uma empresa especializada para elaborar o projecto bem como realizar a instalação adequada de todo o equipamento e suporte de parede.

Esta empresa deverá verificar as dimensões do local, as dimensões das estruturas a serem instaladas, a exposição solar do local, a escolha das espécies de plantas a serem inseridas neste jardim vertical, pontos de electricidade e água no local, bem como orientar o proprietário como deverá proceder na manutenção deste jardim vertical.

É importante saber que estes tipos de jardins verticais possuem um sistema de rega e manutenção que devem ser cuidados com atenção. Algumas empresas especializadas em jardins verticais tem profissionais capacitados para realizarem uma manutenção mensal, informe-se sobre a possibilidade e firmar com a empresa um contrato mensal de manutenção.

Jardins verticais de suculentas

As suculentas são plantas ideais para jardins verticais, pois para além de terem dezenas de espécies belíssimas e coloridas, são fáceis de manter. As suculentas exigem um menor sistema de manutenção e de rega, sendo plantas também resistentes ao fogo e são óptimas alternativas se você estiver em uma região com clima seco.

As suculentas facilitam a moldagem e modelagem de qualquer jardim vertical de acordo com suas necessidades, são plantas que se adaptam facilmente ao sistema de jardim vertical.

Montagem e instalação dos jardins verticais

Durante a vistoria que será realizada no local onde se pretende implementar o projecto da instalação do jardim vertical, deverá ser feita uma análise cuidadosa da parede que dará suporte a estrutura do jardim.

É de extrema importância confirmar se esta parede é sólida o suficiente para suportar o peso da vegetação, tendo em consideração o aumento de peso provocado pelo volume do crescimento das plantas e água da rega. Por ser um jardim, e embora vertical, o mesmo deve receber os mesmos cuidados e atenção como um jardim horizontal para que dessa forma mantenha-se viçoso e vivo por mais tempo

Jardins verticais artificiais

Se você não pretende despender tempo nos cuidados de manutenção com um jardim vertical, ou em sua residência ou escritório não possui condições apropriadas para instalar e manter um jardim vertical natural, saiba que existem inúmeras soluções de jardins verticais artificiais e que já são comummente utilizadas em decoração de interiores e exteriores.

Os jardins verticais artificiais não requer rega, nem manutenção mensal, sendo indicados para ambientes como escritórios ou locais que não apresentam condições físicas para a instalação de um jardim natural.

Estes jardins verticais são igualmente desenvolvidos sob medida e de acordo com um projecto realizado no espaço que o cliente apresenta, sendo avaliadas todas as condições estruturais bem como as plantas artificiais que serão inseridas neste contexto.

As vantagens dos jardins artificiais são inúmeras, mas citamos especialmente servir como barreira acústica, e não necessitar de rega e manutenção e manterem-se impecáveis por muito tempo.

De referir também que actualmente existem soluções eficientes como plantas resistentes a raios UVB, altamente resistentes e que podem ser colocadas em jardins verticais artificiais para exteriores.

Como fazer seu próprio jardim vertical

Se você não pretende contratar uma empresa especializada em jardinagem para executar seu projecto de jardim vertical, poderá fazer seu próprio jardim, para tanto é preciso estar ciente de que é uma tarefa que pode não ser fácil realizar sozinho e estar atento a alguns itens importantes tais como:

  • Escolher o local a ser instalado o jardim vertical;
  • Verificar as condições climáticas do local e exposição solar;
  • Analisar se a parede tem condições de receber e suportar a estrutura do jardim vertical;
  • Verificar pontos de rega próximos;
  • Escolher os materiais que vai utilizar, plástico, madeira;
  • Fixar uma estrutura resistente e segura na parede;
  • Impermeabilizar os nichos;
  • Preparar toda a estrutura para a irrigação;
  • Definir onde a água será escoada;
Jardim Vertical na Garrafa Plástica
Utilize garrafas plásticas pra criar um jardim vertical

Caso pretenda algo mais prático e simples, utilize materiais recicláveis como garrafas pet para pendurar nas paredes na forma horizontal e assim criar pequenos nichos para cultivar suas plantas na parede, porém dessa forma será bastante difícil conceber uma forma de rega automática, a rega deverá ser feita manualmente.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre jardins verticais o que acha de introduzir esta forma de paisagismo em sua casa ou local de trabalho?

Fonte: Apartment Therapy

Continue Reading

Populares